terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Woodgothic Festival


Faltando menos de 200 dias para o Woodgothic Festival, que promete, depois de 2 anos desde sua última edição, voltar com todo o espírito underground e aquecer as almas que irão perambular na cidade de São Thomé das Letras, onde ocorre o festival.
O Centro de Eventos, com capacidade para 14 mil pessoas, é o local cede do festival, desde sua primeira edição em 2008. 
Na edição de 2013, o Woodgothic Festival contará com as apresentações das bandas The Cemetary Girlz, Sullen Serenade, The Dead Jivaro, Plastique Noir, Drei Hexen, Escarlatina Obsessiva, Clube da Miragem, Última Dança, Poemas de Maio, The Knutz, Segundo Inverno, Gangue Morcego, Downward Path, Ecos DAlma, Cinzas do Tempo, Signo XIII e Blue Butterfly.
Além dos (das) DJs Alien S Pagan, Rodrigo Cyber, Fernão, Zauber, Gago, Giva, Bruno Engel, Kell Kill, Nanda, Renato e Klaus.
Só é possível entrar no Festival Woodgothic após a apresentação do RG e impressão do email com os comprovantes do Pacote de Ingressos, adquirido no Portal do Festival Woodgothic ou Postos de Venda Autorizados.
Maiores informações sobre as atrações, pacotes, excursões, entrada de menores de idade, entre outras, poderão ser encontradas no site www.festivalwoodgothic.com/

Confira a entrevista realizada com Zaf  e Karolina, da banda Escarlatina Obesessiva, sobre o Woodgothic Festival.





ASDR - Como e quando surgiram as primeiras idéias de criar um festival independente?
ZAF / KAROLINA - Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a oportunidade, Cássio.
Surgiram de 3 elementos:
- a inauguração do Centro de Eventos, em São Thomé das Letras
- o surgimento de várias bandas dos estilos post punk, gothic e deathrock no Brasil e a intensa movimentação na cena em 2006/2007 (época em que foi idealizado)
- a existência, na época, de um grande fomentador cultural e artístico em nossa cidade, chamado Juan da Montanha.

ASDR - O Woodgothic é considerado o maior festival underground da America do Sul. Isso já era esperado desde o inicio?
ZAF / KAROLINA - Não. As coisas começaram timidamente, pelo desejo da realização de um pequeno show.

ASDR - Qual foi a maior dificuldade na realização do Woodgothic? Existiu inicialmente alguma forma de resistência contra a realização do festival por parte do governo local?
ZAF / KAROLINA - Não, nunca tivemos nenhuma resistência da administração local, muito pelo contrário: a prefeitura de São Thomé sempre apoiou o Festival Woodgothic. As dificuldades que tivemos e continuamos a ter são as diversas dificuldades inerentes a todos os empreendimentos independentes (DIY).

ASDR - O que é mais difícil? O processo de divulgação do festival ou manter tudo em ordem durante os 3 dias de festival?
ZAF / KAROLINA - A diferença é mais qualitativa do que quantitativa. O trabalho de divulgação é um trabalho longo, constante e demorado; a produção das 3 noites do Festival é intensa,  frenética e fugaz...

ASDR - Como é feita a escalação de bandas e DJs?
ZAF / KAROLINA - Isso ocorre no decorrer do processo de idealização das edições, quase que espontaneamente. Um dos principais fatores que influenciam as nossas escolhas é a atual atividade da banda, ou seja: damos preferência às bandas que estão "na ativa", gravando discos e fazendo shows, além de serem evidentemente nos estilos que o Festival engloba.

ASDR - Existe uma estimativa do maior número de pessoas que já estiveram no Woodgothic Festival e em qual edição?
ZAF / KAROLINA - Como todo evento em desenvolvimento, a tendência do aumento do público é normal. Por isso, tivemos o maior público na última edição, em 2011.

ASDR - Existem bandas ou artistas que gostaria de trazer ao Woodgothic Festival e ainda não teve a oportunidade? Quais?
ZAF / KAROLINA - Ah sim, temos trabalhado pela possibilidade de trazer todas as bandas novas, do gênero do festival, assim como as bandas antigas que também estejam ativas e se adequem às proporções do nosso evento.

ASDR - Alguma novidade em especial para a edição de 2013?
ZAF / KAROLINA - Sim, além das bandas e dj's que nunca se apresentaram anteriormente como Sullen Serenade (EUA), The Cemetary Girlz (França), Drei Hexen (Espírito Santo), Gangue Morcego (RJ), Clube da Miragem (RJ/SP), Poemas de Maio (SP), Blue Butterfly e Signo XIII (Brasília) e Cinzas do Tempo (Brasília); e Dj's Giva, Bruno Engel, Nanda, Klaus e Renato, o Festival tem se esforçado no sentido do aperfeiçoamento da produção de suas edições.

ASDR - Já existe alguma expectativa quanto a próxima edição?
ZAF / KAROLINA - Ah!! nao! rs...É muito cedo ainda para pensarmos em algo além da edição que estamos produzindo atualmente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário